Sapatas

Sapata é um elemento da fundação superficial dimensionado de modo que as tensões de tração resultantes resistam através de uma armadura disposta com essa finalidade, sendo produzido com concreto armado.

A fundação superficial é também chamada de fundação rasa ou direta. Sua definição se da como: “elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.” Quanto ao dimensionamento, as fundações superficiais devem ser definidas por meio de dimensionamento geométrico e de cálculo estrutural.

Observando que a sapata é armada apenas em sua parte inferior (onde há tração). Atentar para não confundir “sapata” com “bloco de fundação”. O “bloco de fundação” tem a função de unir estacas ou de resistir a esforços de flexão, diferente das “sapatas” que tem a função de transmitir os esforços gerados pela edificação para o solo. As sapatas isoladas são elementos que as suas forças de compressão Não depende do betão armado, mas depende do aço.

Sapatas:

Servem de base para o alicerce da obra,entrelaçadas aos pilares, brocas de fundação e baldrames.

Feitos sob medida para a sua necessidade.