Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Arujá é a cidade menos vulnerável

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Arujá é a cidade menos vulnerável do Alto Tietê em relação aos impactos da Covid-19, diz pesquisa

 

O Índice de Vulnerabilidade Municipal foi elaborado pelo Instituto Votorantim para mostrar o quanto as cidades são suscetíveis à pandemia

 

Na região do Alto Tietê, Arujá é o município menos vulnerável aos impactos da pandemia de coronavírus. É que aponta o Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), do Instituto Votorantim, elaborado para mapear a situação das cidades brasileiras em relação às consequências provocadas pela Covid-19.

 

De acordo com o IVM, que calcula a média de vulnerabilidade a partir de 18 indicadores, o município arujaense lidera o ranking da região com a melhor média: 46,42 pontos. Para o prefeito José Luiz Monteiro, o dado aferido por um instituto independente demonstra que a gestão está no caminho certo.

 

“Nossa cidade, como todo o país, está sofrendo com os efeitos da crise sanitária que, infelizmente, tem vitimado muitas pessoas e atingido a economia de uma forma bastante agressiva. Porém, a pontuação do município aferida pelo Instituto Votorantim só mostra que a administração trabalha com eficiência, seriedade e responsabilidade”, afirma.

 

Na prática, o IVM varia de 0 a 100 e, quanto maior é o valor da cidade, indica que mais vulnerável ela está com relação aos impactos da pandemia. Nessa lógica, entretanto, quanto menor o grau do município, menos suscetível ele está quanto aos efeitos da crise.

 

Os indicadores são divididos em cinco pilares temáticos, nos quais Arujá atingiu as seguintes pontuações: 33,37 em População vulnerável; 43,28 no quesito Economia local, 61,19 no que se refere à Estrutura do sistema de saúde; 46,10 em relação à Organização do sistema saúde; e por fim, 56,51 no que tange à Capacidade fiscal da administração municipal.

 

Segundo o site do Instituto Votorantim, o IVM é baseado em dados disponíveis em diversas bases oficiais e considera o cenário mais recente anterior ao início da pandemia.

 

Confira o ranking do índice de vulnerabilidade do Alto Tietê:

 

Posição

Cidade

Valor IVM

Arujá

46,42

Guararema

47,35

Santa Isabel

50,12

Mogi das Cruzes

50,18

Suzano

54,29

Ferraz de Vasconcelos

57,33

Salesópolis

57,33

Itaquaquecetuba

58,93

Poá

60,37

10º

Biritiba Mirim

63,79

 

 

Fonte: Instituto Votorantim (site: http://institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/ivm/)

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo