Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

1ºPrograma Contingenciamento de Chuvas

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

PREFEITURA DE ARUJÁ LANÇA 1º PROGRAMA DE CONTINGENCIAMENTO DE CHUVAS

A Prefeitura de Arujá lançou hoje (27), no Parque dos Ipês, o 1º Programa de Contingenciamento de Chuvas. O prefeito Dr Camargo e secretários municipais receberam vereadores (representados pela vice-presidente da Câmara, Cris do Barreto) e diversas autoridades das Polícias Civil, Militar, dos Bombeiros, do Ministério Público do Estado, além de representantes da Sabesp e do Cresamu, para a apresentação do plano, que visa combater enchentes e pontos de alagamento, antecipando-se aos imprevistos que possam acontecer no período de chuvas.
O evento teve a apresentação dos pontos principais do programa pelo secretário municipal de Serviços, Rodolfo Machado, que ressaltou o trabalho de zeladoria que vem sendo feito, desde o início do ano, com a limpeza de rios, córregos e de bueiros, inclusive com uso de hidrojato nestes últimos, além de apresentar um projeto-piloto do "bueiro inteligente", que se trata de uma gaiola onde os detritos ficam retidos, impedindo o entupimento e, consequentemente, as enchentes.
O prefeito Dr Camargo ressaltou aos presentes que, desde o começo do ano, a Prefeitura se preocupou em mapear os pontos vulneráveis, para planejar a execução das medidas de prevenção, minimizar possíveis danos futuros e executar os serviços de forma rápida e eficiente, quando for necessário. "Nós identificamos logo no começo da gestão os pontos críticos e planejamos essas ações do 1º Programa de Contingenciamento de Chuva para que, quando for preciso colocá-lo em prática, sejam reduzidos ao máximo os transtornos", explicou o chefe do Executivo Municipal, lembrando que em 25 de janeiro também já tinha instituído um grupo de trabalho destinado à implantação do Núcleo de Prevenção de Desastres no período de chuvas.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Marcos Regueiro, apresentou os decretos publicados sobre a questão, sendo o de nº 7.795, de 18 de outubro de 2021, que institui o Plano de Contingência e de Proteção e Defesa de Arujá, e o 7801 de 27 de outubro de 2021, que cria o novo grupo de trabalho. Ambos estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura (prefeituradearuja.sp.gov.br). O secretário Regueiro destacou a parceria com as demais secretarias (Governo, Meio Ambiente, Segurança Pública, Habitação, Obras e Planejamento, Serviços e Assistência Social), órgãos e entidades representativas.
A apresentação contou com a presença do promotor de Justiça de Arujá, Claudio Sergio Alves Teixeira, que representou o Ministério Público do Estado (MPSP). Ele comentou sobre a importância do programa, viabilizado pela Prefeitura de Arujá, que buscou se antecipar aos problemas comuns em época de chuvas, e que espera que outros entes façam como Arujá, antevendo essas questões, pois, desta forma, cumpre-se o propósito de servir à sociedade como servidores públicos, de maneira mais rápida e com maior probabilidade de resultados, inclusive evitando ocorrências.
Estiveram presentes no evento os secretários municipais de Segurança Washington Luis Beolchi Adami e a Guarda Civil Municipal (GCM), a secretária municipal de Meio Ambiente Andréia de Assis, o secretário municipal de Governo Rogério da Padaria, o secretário municipal de Esportes Ricardo Pitta, a secretária municipal de Assistência Social Marina Bernardo da Costa Antônio, o secretário municipal de Saúde Leonardo Reis, o secretário municipal de Habitação Jorge Romão, o secretário municipal de Obras e Planejamento Marco Valdanha e o secretário municipal de Turismo Renan Lucena, além dos secretários de Servicos e Assuntos Jurídicos. Dos vereadores, além da vice-presidente Cris do Barreto, marcaram presença Paulinho Maiolino, Reynaldinho, Abelzinho, Genilson Moto, Jean da Padaria, João Luiz, Divinei da Silva e Vinícius Pateta.
Da Sabesp, compareceram Dori Martins e Zemicindo Mendes, do Cresamu de Mogi das Cruzes Margarida Mendes e Alexandre Lazzurri, da Polícia Civil a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Vanessa Chagas e o delegado titular da Delegacia de Polícia da cidade Marcel Druziani, da Polícia Militar o comandante e capitão Anderson Pelegrine, dos Bombeiros o capitão Robson Mitsuo, bem como os diretores e adjuntos das pastas municipais.

 

--

Crédito das fotos: Rodrigo Sitta/PMA

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo