Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeito participa de evento estadual

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeito participa de evento estadual sobre coronavírus

 

         O prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro, e a secretária municipal adjunta de Saúde, Patrícia Elias do Prado, participaram de uma reunião convocada pelo Governo do Estado de São Paulo para apresentar um plano de medidas de prevenção e assistência para casos do novo coronavírus (COVID-19). O encontro ocorreu nesta quinta-feira (05/03), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou com a presença do governador João Dória.

         Com a proposta de compartilhar informações sobre ações preventivas, monitoramento da população e notificação de casos suspeitos no sistema oficial do Ministério da Saúde, a reunião teve a participação de representantes de 645 cidades. Para o prefeito arujaense, a sinergia entre o Estado e os municípios é muito importante em um momento de alerta na saúde pública, principalmente em relação à uniformização das informações.

         “É essencial todo o Estado de São Paulo estar alinhado no que se refere às orientações sobre prevenção, métodos de monitoramento e notificação de casos suspeitos. Em Arujá, temos seguido à risca todos os protocolos estabelecidos nas esferas estadual e federal”, pontua Monteiro, que destacou a importância de manter a população tranquila, prestando informações corretas e verdadeiras e evitando um desespero coletivo desnecessário.

         Segundo a secretária adjunta de Saúde de Arujá, é fundamental que a população continue adotando os cuidados de precaução padrão do sintomático respiratório veiculado pela Prefeitura e que fique atenta aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, entre outros.

         “As medidas preventivas devem ser seguidas por todos, como lavar as mãos no mínimo a cada duas horas ou antes e após cada procedimento, utilizar álcool gel quando da impossibilidade da lavagem das mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar e, principalmente, evitar aglomerações e contatos com pessoas que estiveram ou que são dos países que tiveram casos confirmados”, explica Patricia.

         Caso suspeito

         Arujá monitora uma notificação suspeita de coronavírus, registrada na noite de segunda-feira (02/03). O caso ainda não foi confirmado e aguarda resultado do Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise do material coletado. A paciente de 23 anos, passou a apresentar os sintomas no último dia 26, foi atendida no Pronto Atendimento Central e segue em isolamento domiciliar.

         De acordo com as informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica, a arujaense não fez viagens recentemente, mas atua como auxiliar de operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pode ter tido contato com pessoas sintomáticas que estiveram no exterior. Embora esteja bem, a paciente ficará em isolamento até que o resultado dos exames seja informado pelo Instituto.

         Outras informações sobre o COVID-19 podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.

 

 Crédito das imagens: Governo do Estado de São Paulo

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo