Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura lança projeto-piloto

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura lança projeto-piloto de prevenção à obesidade

 

      A Secretaria de Esportes e Lazer de Arujá lançou nesta terça-feira (03/03) um programa de combate à obesidade e sobrepeso. Com o nome “Prevenir é Melhor”, a iniciativa é destinada a crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos que estão acima do peso. O início da ação está previsto para a próxima semana, na Praça da Juventude, no bairro Mirante.

         Trata-se de um projeto-piloto que, a princípio, será desenvolvido apenas com alunos matriculados no Programa Municipal de Esportes (Promesp) ou pessoas nessa faixa etária que tenham encaminhamento médico. A ideia é que o programa seja realizado em todos os polos esportivos da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças arujaenses e evitar complicações de saúde, como problemas respiratórios e hipertensão arterial.

        A ação também envolve a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que apoiam o programa com acompanhamento nutricional e infraestrutura. O CMDCA concedeu R$ 36 mil do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para a compra de equipamentos especiais destinados ao funcionamento do programa, como bicicletas ergométricas, espaldares, minitrampolins, entre outros.

        Segundo o secretário municipal de Esportes, Vicente Nasser do Prado, o Souzão, a proposta é identificar e combater casos de obesidade e sobrepeso em crianças e adolescentes. “Pretendemos fazer isso por meio de atividades físicas específicas com foco em perda de peso, assim como com conscientização sobre a importância da reeducação alimentar e da atividade física para o processo de emagrecimento”, disse.

       Presente no lançamento, o prefeito José Luiz Monteiro destacou a relevância do programa, por trabalhar com ênfase na prevenção. “Considero esse projeto uma verdadeira política intersetorial cujo resultado será impagável. Investir na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida dos jovens é fundamental. Isso previne uma série de problemas de saúde, além de aumentar a autoestima do indivíduo e trabalhar questões sociais”, afirmou.

         A presidente do CMDCA, Maria da Conceição Melo Veras Galbeti, também compareceu ao evento e enalteceu a qualidade do programa voltado para resolver um problema público que tem afetado cada vez mais pessoas. “Nos apresentaram esse projeto no conselho e vimos realmente a necessidade de aplicarmos o recurso para a compra dos materiais”, comentou.

        Também estiveram presentes o vereador Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padaria, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Fábio André Souza, a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Luciana Bayer, a nutricionista Nathalia Silveira, da Secretaria Municipal de Saúde, além de pais e moradoras do bairro Mirante.

         “Prevenir é Melhor”

         Segundo o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Fábio André, para participar do projeto, é necessário estar matriculado em uma das modalidades esportivas do Promesp (ou possuir encaminhamento médico para a prática esportiva), apresentar quadro de sobrepeso ou obesidade, além de ter autorização dos pais.

    “Os meios para fazer avaliação corporal e identificar o excesso de peso são a percepção dos professores de educação física, a avaliação antropométrica, que mede peso e altura, o cálculo do IMC, que é o Índice de Massa Corporal, além de indicações médicas específicas”, explicou Fábio André.

         Na prática, o projeto-piloto oferece uma sala específica para o desenvolvimento de atividades físicas com foco no processo de emagrecimento, que serão realizadas duas vezes por semana, com duração média de 60 minutos por sessão.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo