Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Saúde cria projeto piloto

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Saúde cria projeto piloto para enfrentar faltas a consultas da rede municipal

 

         A Secretaria de Saúde criou um projeto piloto de confirmação de presença dos pacientes em consultas e exames médicos na Unidade Básica de Saúde do Parque Rodrigo Barreto. A iniciativa que consiste no envio de mensagens ao WhatsApp do munícipe, com 48 horas de antecedência, visa, principalmente, à redução dos índices de faltas que têm sido registrados e foi anunciada pela secretária Carmen Pellegrino durante audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre do ano, na Câmara de vereadores, nesta sexta-feira (27/09).

         “Nós sabemos que o tempo de espera para uma consulta ou exame não é o ideal, ainda, mas o absenteísmo é um dos fatores que contribui para isso. Nós vimos falando a respeito das mais de 8.300 faltas que ocorreram recentemente, não estamos inertes e temos verificado que a confirmação já traz resultados positivos”, explicou.

         A medida começou pelo Parque Rodrigo Barreto porque a unidade local é que tem o maior percentual de absenteísmo da rede. Na sequência, deve ser ampliada para a UBS Mirante e, consecutivamente, para as demais unidades.

         Além da rede municipal, as faltas atrapalham o atendimento agendado fora de Arujá, por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). Conforme apresentado, 33,7% das consultas e 24,8% dos exames programados entre maio e agosto deixaram de ser realizados porque o paciente não compareceu. O mesmo vale para o serviço de oftalmologia oferecido na Santa Casa de Santa Isabel, com 26% de ausência.

         Quadrimestre

         De maio a agosto foram investidos R$ 12.770.996,63 na Saúde. Nos postos de saúde ocorreram 26.962 atendimentos médicos e 23.486 atendimentos de enfermagem. No Centro de Especialidades Médicas, inaugurado em abril, o número passou de 8 mil atendimentos médicos.

         Na audiência também foi apresentado o relatório de atividades dos Prontos Atendimentos Centro e Parque Rodrigo Barreto, além da Maternidade Municipal, todos administrados pelo Instituto de Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT).

         Na Maternidade, ocorreram 293 partos, sendo 272 de mulheres arujaenses, além de 7.123 exames. Já o PA Central registrou 48.504 atendimentos de clínica geral, ortopedia e pediatria, no período.

         Na unidade do Barreto, foram 19.708 consultas com clínico e 6.289 com pediatra, totalizando 25.997 atendimentos.

         Parlamentares

         Participaram os vereadores Rogério da Padaria, Ana Poli, Edimar de Jesus, Rafael Laranjeira e Renato Caroba, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, representantes do IDGT e da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (Aceni), responsável pelo CEM.


 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo