Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Maternidade teve curso para mães e pais

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Maternidade teve curso para mães e pais de primeira viagem

 

         Para orientar mães e pais sobre os primeiros cuidados com o bebê, partos e anestesia, entre outros temas, foi realizado na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa o curso “Mamãe de primeira viagem e papai de carona”. 

         A iniciativa é uma parceria do Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT) com a Secretaria de Saúde de Arujá. O objetivo é promover a ação mensalmente, uma vez que já na UBS as gestantes são orientadas a visitar a maternidade antes do parto.

         Conforme explicaram os profissionais, o esse é um dos momentos mais esperados e também o que gera mais dúvidas e medos. O fundamental é que a gestante busque informações, converse com seu companheiro e seu médico sobre como quer o seu parto, pensando sempre no seu bem-estar e no bebê.

         As palestras foram ministradas pela enfermeira Elisabete Lima e pelo médico obstetra Márcio Knoller. No final da apresentação, a diretora geral dos contratos do IDGT em Arujá, Sonia Marcia Almeida Albuquerque, falou da importância dos laços familiares. 

         Alimentação

         Outra dúvida comum dos pais de primeira viagem é se o bebê está bem alimentado. É necessário que a criança seja levada ao pediatra mensalmente, ao menos nos primeiros seis meses, para o acompanhamento. Somente ele dirá se o bebê está com um desenvolvimento adequado.

         Existem mitos em torno do aleitamento materno, sobre a cor do leite, espessura, tempo e intervalo entre as mamadas. É importante ressaltar que não existe leite fraco. O leite materno é rico em nutrientes e em anticorpos que ajudarão no crescimento do bebê e prevenirão algumas doenças.

         Banho

         Um medo comum entre os pais de primeira viagem é dar banho e trocar fraldas de recém-nascidos. O que muitos não se dão conta é que essa é a fase mais fácil para realizar estes cuidados, pois os bebês estão muito pequenos e quase não se mexem. Conforme os enfermeiros explicaram, para evitar acidentes nos momentos de troca e banho, é aconselhável ter tudo o que vai precisar antes de levar o bebê ao trocador. 

         “Tenha tudo a mão e, em hipótese alguma, deixe o bebê sozinho no trocador. Por mais rápido que seja, é tempo suficiente para acontecer algo. Tenham em mente que esse processo será de aprendizado para toda a família. Os erros e acertos irão fortalecer a todos no dia a dia. Estejam unidos e prontos para qualquer desafio, vocês vão perceber que não tem nenhum segredo”, concluiu a enfermeira Elisabete Lima.

 

Fotos: Ivan Santos

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo