Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Gravidez na adolescência e DSTs

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

As consequências da gravidez na adolescência, os métodos contraceptivos e os sintomas, a transmissão e os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) foram os temas abordados em palestras que a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde do Parque Rodrigo Barreto ministrou na Escola Estadual Edir Paulino Albuquerque.

         A iniciativa tem o objetivo de integrar as ações de orientação à unidade escolar por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE), vinculado ao Ministério da Saúde. Com a equipe da ESF, composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, a palestra leva informações a fim de combater os problemas que afetam a saúde do adolescente.

         “Ressalto que os agentes comunitários desempenham um papel fundamental no mapeamento das áreas de abrangência, bem como nos levantamentos dos problemas de cada área”, afirma a responsável pelo Departamento de Saúde, Tatiane Queiroz dos Santos.

         De acordo com o médico Nivaldo Donizeti, a incidência de gravidez na adolescência, no Brasil, tem aumentado muito, segundo dados estatísticos, sem contar o crescimento do número de DSTs por conta do início da atividade sexual precoce e desprotegida.

         “As palestras aconteceram nos dias 07 e 14. O intuito é a conscientização do impacto que uma gravidez na adolescência pode causar. O que queremos é que eles valorizem a própria vida”, afirma.

         Na terça-feira (14/11), as palestras foram ministradas no período da manhã pelo médico, enfermeiro e os agentes comunitários da Saúde. Eles transmitiram informações sobre HPV, Hepatites B e C, Sífilis e HIV/Aids; apresentaram métodos contraceptivos; destacaram a importância do uso do preservativo; fizeram uma demonstração sobre a forma correta de introdução das camisinhas feminina e masculina e apontaram os transtornos econômicos, emocionais e físicos da gravidez na adolescência.

         “Pílula protege da gravidez, mas não das DSTs. Então, valorizem a saúde e a vida  porque os casos de doença e gestação na idade de vocês têm crescido muito”, afirmou Donizeti.

         Palestras também ocorrem periodicamente nas UBSs da cidade, abordando vários temas pertinentes à promoção e à prevenção da saúde.?

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo