Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

926 atendimentos no 1º semestre em Arujá

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Mutirões de saúde resultam em 926 atendimentos no 1º semestre em Arujá

 

Durante o primeiro semestre de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 926 atendimentos a mulheres arujaenses por meio dos mutirões de Papanicolau e mamografia promovidos nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

A iniciativa, que visa à prevenção e à detecção precoce do câncer do colo de útero e de mama, ocorre aos sábados com a proposta de atender as mulheres que não conseguem ir às unidades de saúde durante os dias úteis em razão de trabalho, estudo ou outras atividades.

Na última programação semestral, composta por sete mutirões, foram registradas 626 coletas de Papanicolau e 300 agendamentos para o exame de mamografia.

Calendário do 2º semestre

A Secretaria de Saúde já divulgou o calendário do segundo semestre, que será realizado novamente nos sete postos de saúde do município, começando pelo Centro de Saúde (CII), no dia 16 de setembro.

Segundo a programação, o serviço chegará à UBS do Parque Rodrigo Barreto no dia 23 de setembro. Já em outubro, a UBS do bairro Mirante, no dia 7; a UBS do Jardim Emília, dia 21; e a UBS Nova Arujá, no dia 28, recebem o mutirão.

A unidade do Jardim Fazenda Rincão promoverá a iniciativa em 11 de novembro e, por fim, a UBS do Jardim Real finaliza o calendário no dia 9 de dezembro.

Exames

Indicado a mulheres com idade entre 25 a 64 anos, o Papanicolau é um exame que tem o objetivo de prevenir o câncer do colo de útero.

Já a mamografia, recomendada para quem tem entre 40 e 69 anos, é uma radiografia que detecta precocemente o câncer de mama.

Quanto mais cedo as enfermidades são diagnosticadas, melhor é a qualidade do tratamento e a chance de cura.

No caso das arujaenses que realizaram os exames há menos de um ano, não há necessidade de refazê-los, a menos de que haja um pedido médico.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Saúde, que é o 4653 3535.?

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo