Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Tema ‘Violência contra Idosos’

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Tema ‘Violência contra Idosos’ é debatido em Arujá

 

Discutir e planejar políticas públicas que garantam, respeitem e protejam os direitos dos idosos arujaenses. Esse foi o principal objetivo do encontro realizado pelo Conselho Municipal do Idoso nesta quarta-feira, dia 14, em Arujá, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento, que incluiu duas palestras e sessões de debate, é uma iniciativa em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente em 15 de junho e que visa, entre outras finalidades, promover a integração das pessoas da terceira idade no contexto social ativo e protegê-las de qualquer situação de violência.

As palestras foram ministradas pela socióloga Elaine Cristina Silva de Moura, que faz parte da Comissão do Programa São Paulo Amigo do Idoso, e pela assistente social e professora universitária Wilma Regina Enéas. Ambas, com uma perspectiva pedagógica, apresentaram reflexões sobre a exclusão e violência social que os idosos sofrem na sociedade contemporânea, ditada pela alta produção e consumo e padrões de beleza estabelecidos pela mídia.

“A pessoa idosa é um sujeito importante e precisa ser valorizado. Em nossa sociedade, infelizmente, os atributos de valores são os de juventude e dinheiro. As rugas não têm vez”, afirmou Elaine. Nessa mesma linha de raciocínio, Wilma enfatizou a necessidade de colocar em prática a legislação em favor dos idosos e defendeu a conscientização como laço de afeto dos mais novos para com os mais velhos.

Participação

 A reunião contou com a presença da secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto, de pessoas da terceira idade que frequentam o Centro de Convivência do Idoso do município, representantes da sociedade civil, Associação de Pais e Amigos (Apae), da assistente social Maria Estela de Brito (servidora da Secretaria de Educação), Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam), conselheiros municipais e dos vereadores Ana Cristina Poli e Luiz Fernando Alves de Almeida.

Servidores das Secretarias de Educação e Assistência Social também participaram da atividade. A proposta do encontro dos departamentos da Prefeitura, segundo explicou a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Regina Miranda Grubba, “envolve o fortalecimento da rede intersetorial para o planejamento e promoção de ações em benefício dos idosos arujaenses”.

 

Contato para informações

O Estatuto do Idoso, documento jurídico que reúne as leis que garantem os direitos das pessoas na terceira idade, pode ser acessado na íntegra no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm.

Disponível à população, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atende pessoas em situação de risco social e pessoal por meio de procura espontânea e responde ainda às denúncias do disque 100.  A unidade está localizada na Rua Natividade Coutinho, nº 49, Centro. O telefone para contato é 4651 3293.

Estrutura

A Secretaria de Assistência Social de Arujá possui duas unidades para atendimento específico a idosos. Uma é o Centro de Convivência do Idoso (CCI), onde são desenvolvidas atividades que visam promover a sua convivência familiar e comunitária. O CCI fica na Rua Rio de Janeiro, nº 245, Chácara São José.

A outra unidade é o Centro Dia do Idoso, que também oferece serviços a idosos homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, e que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social. O centro está situado à Rua Professor Luiz Gonzaga Colangelo Nobrega, nº 151, no Parque Rodrigo Barreto, e dispõe de equipamentos especiais para a realização de atividades.?

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo