Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

CAPS celebra luta antimanicomial

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

CAPS celebra luta antimanicomial em Arujá

 

Com o tema “Cuidar sim, aprisionar nunca mais”, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria de Saúde realiza nos dias 23, 24 e 25 de maio, das 8 às 16 horas, a 6ª Mostra de Oficinas Terapêuticas, em comemoração à luta antimanicomial.

O evento é aberto ao público e acontece no Ambulatório de Saúde Mental, que fica na Rua Wanderley Nasser do Prado, nº 114, no Center Ville.

As oficinas contam com exposições de trabalhos artísticos produzidos pelos próprios pacientes do CAPS e celebram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio).

O objetivo da data é lembrar a importância do tratamento humanizado para que o paciente de saúde mental seja reintegrado à sociedade e à família, sem a necessidade de internação.

Outras informações sobre a mostra podem ser obtidas no telefone 4655 1272.

Luta antimanicomial

No Brasil, a luta antimanicomial começou na década de 50, época em que o tratamento oferecido por meio das internações nos manicômios já era contestado. Só nos anos 80, no entanto, a proposta de tratamento sem internação se tornou realidade: Santos e Rio de Janeiro provaram que ele mesmo era possível, seguindo um modelo já utilizado no exterior.

O tratamento de saúde mental é composto por acompanhamento psiquiátrico e uso de medicamento correto e terapias. O apoio familiar e social pode fazer com que o processo se torne muito mais eficaz, permitindo que o paciente tenha uma vida saudável, desenvolvendo atividades como trabalhar, estudar e constituir família.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo