Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Educação de Arujá altera o calendário

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Em alinhamento com governo federal, Educação de Arujá altera o calendário escolar de 2020

 

         Com base na Medida Provisória nº 934 assinada pelo presidente da República nesta quarta-feira (01/04), a Secretaria de Educação de Arujá alterou o calendário escolar de 2020, tendo em vista o enfrentamento da pandemia de coronavírus. A resolução se trata de uma organização documental voltada para o planejamento do ano letivo e está sujeita a alterações diante de novos ordenamentos legais oriundos dos governos estadual e federal.

        Na prática, a mudança visa adequar o calendário da rede municipal de ensino de modo a garantir as 800 horas mínimas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Assim, com a antecipação do recesso escolar e a suspensão das atividades escolares para evitar o avanço da Covid-19, o retorno às aulas está previsto para o dia 1 de junho, em Arujá. Diante de mudanças que podem vir a ocorrer e às orientações das demais esferas, a data pode ser antecipada.

         A secretária municipal de Educação, Priscila Sidorco, reforça que essa previsão pode mudar a qualquer momento, considerando as determinações das instâncias superiores. “Nossas decisões têm por objetivo tão somente alinhar o calendário das nossas escolas às medidas tomadas pela Secretaria Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação. Por isso elas podem sofrer alterações a qualquer instante”, explica.

         Priscila também informa que, inicialmente, os períodos de suspensão das aulas somam 38 dias letivos, totalizando a supressão de 190 horas. Ainda de acordo com secretária, o ano letivo de 2020 terá, portanto, 162 dias, o que corresponde ao total de 810 horas. “É importante destacar que estamos trabalhando com um planejamento embasado no limite da lei, mas que as aulas sim podem retornar antes, caso o cenário mude”, pontua.

         Diante da ampliação da suspensão das aulas, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e os gestores das escolas municipais estão buscando alternativas para orientar os pais a desenvolverem uma rotina de estudos com os filhos, fomentando o hábito de estudar e revisar os conteúdos já abordados em sala de aula.

 

Planejamento do calendário escolar de 2020 com base  na Medida Provisória nº 934 assinada pelo presidente

 

•        De 19/03 a 03/04: suspensão das aulas

•        De 6 a 22/04: antecipação do recesso escolar

           (previsto inicialmente de 13 a 24 de julho)

•        De 23/04 a 29/05: suspensão das aulas

•        1 de junho: previsão de retorno às aulas

* A previsão pode mudar a qualquer momento,

considerando as determinações das instâncias

superiores – governos estadual e federal

 

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo