Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

ISS Divergente: Prefeitura apresenta

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

ISS Divergente: Prefeitura apresenta detalhes a vereadores

 

       A Prefeitura de Arujá apresentou aos vereadores, em reunião ocorrida na tarde de segunda-feira (19/08), na Câmara Municipal, os detalhes de como será feita a notificação dos proprietários com imóveis em situação irregular no cadastro imobiliário municipal e que terão de efetuar o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) divergente da construção.

        Participaram da reunião o secretário adjunto João Vani Anunciato e o diretor Alexandre Steffano Bruni, da Secretaria de Planejamento, o representante da empresa Mitra Soluções Tecnológicas - responsável pelo georreferenciamento da cidade, Vanderlei Evangelista Junior, e os vereadores Ana Poli, Castelo Alemão, Cris do Barreto, Edimar de Jesus, Paulinho Maiolino, Paraíba Car, Renato Caroba, Rogério da Padaria e Reynaldinho, presidente do Legislativo. O vereador Luiz Fernando Alves de Almeida foi representado pela assessora Vanessa Garofani.

         As notificações somente serão emitidas porque entre os serviços contratados pela Prefeitura está a atualização do mapa da cidade: um redesenho completo de todas as ruas, áreas verdes e imóveis devidamente separados por lotes. Na prática, as informações de todos os imóveis de Arujá passam por uma comparação entre o que está no cadastro existente e o que constata-se nas novas imagens aéreas (tiradas de avião) e de solo (feitas por câmeras 360 graus acopladas em veículos). Desta forma, apenas o que estiver divergente e, portanto, irregular, será alvo de notificação.

         “Nós vimos dar conhecimento aos senhores sobre o que foi contratado e o que vai ser executado pela Prefeitura a partir dos próximos dias”, afirmou o secretário adjunto. “As notificações são uma iniciativa que visam a justiça fiscal. Temos uma realidade, hoje, em que a cada quatro proprietários, três estão regulares e um não”, concluiu.

      A medida não atingirá imóveis com processo de regularização iniciado durante programa de anistia da Secretaria Municipal de Planejamento.

         Central

        O funcionamento da central de atendimento, que ficará até dezembro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), também foi esclarecido. Ao receber a notificação, o proprietário terá em mãos todas as informações necessárias para tirar dúvidas, contestar ou parcelar a taxa devida.

         O local fica na Rua Professor João Feliciano, 75, nos Barbosas, atenderá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e o atendimento deverá ser agendado no link aruja.mitraonline.com.br/consultaimovel.

         Conforme explicou Vanderlei, os casos serão tratados individualmente: “Se o proprietário discordar, poderá vir até nós. Iremos abrir o mapa sobre o imóvel dele, analisar a documentação, mostrar a foto da fachada e dar toda atenção necessária”.

         Cidade inteligente

         O contrato firmado com a Mitra é uma das frentes adotadas pela Prefeitura para transformar Arujá em uma cidade inteligente (smart city), conceito de gestão urbana estratégica e planejada com base em infraestrutura, tecnologia, serviços de informação e comunicação.

         Uma vez implantada, torna a aplicação de políticas públicas mais ágil, consolida as informações de cidadãos e empresas em um cadastro único que serve de base para todas as áreas da administração municipal (Saúde, Segurança Pública, Educação, entre outras) e dá ao próprio cidadão a possibilidade de acompanhar em tempo real, na internet ou por aplicativo, as melhorias em andamento, realizadas ou planejadas para o futuro, entre outras facilidades.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo