Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Meio Ambiente: Cidades e Estado

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Meio Ambiente: Cidades e Estado devem integrar fiscalização

        

        Por meio de um pleito do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Estado e municípios da região devem instituir a fiscalização integrada de propriedades rurais localizadas em áreas de preservação ambiental.

    “Estas regiões costumam concentrar o maior número de parcelamentos irregulares e as Prefeituras têm muita dificuldade em fiscalizá-las ou identificar os proprietários. Operações de fiscalização conjunta são extremamente importantes porque permitirão que os municípios tenham acesso a informações que, normalmente, apenas o Estado detém”, explica a secretária de Meio Ambiente de Arujá, Ionara Fernandes.

        As tratativas entre o Consórcio, por meio da Câmara Técnica de Gestão Ambiental, e o governo estadual já estão em andamento. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) foi a primeira a receber o pleito.

       Na última semana, durante evento para apresentação do Programa Nascentes com gestores do Alto Tietê, o secretário-executivo da Sima, Luiz Ricardo Santoro, tomou conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos municípios.

       “As Prefeituras são acionadas pelo Ministério Público a tomar providências, mas sua atuação é limitada à ausência de informações que o Estado, por sua vez, tem total acesso”, diz Daniel Teixeira de Lima, coordenador da Câmara Técnica do Condemat.

       O secretário Santoro reconheceu a dificuldade e manifestou apoio à atuação conjunta. Segundo ele, a fiscalização integrada requer a participação das secretarias estaduais de Agricultura, Meio Ambiente e Segurança e o Alto Tietê pode ser pioneiro na iniciativa.

         “O Alto Tietê, por meio do consórcio, pode organizar esse modelo de fiscalização integrada e ser um piloto a ser replicado para outras regiões do Estado”, ressalta Santoro.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo