Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Diagnóstico conduzirá políticas públicas

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Diagnóstico conduzirá políticas públicas para idosos em Arujá

 

Avaliar o que tem sido feito, ouvir as demandas e a partir delas conduzir as novas políticas públicas voltadas à terceira idade. Estes foram os objetivos da oficina promovida nesta quinta-feira (25/02), na Câmara Municipal, para a elaboração do Diagnóstico do Envelhecimento Ativo (IDEA).

Instrumento do Programa Amigo do Idoso, o IDEA consiste na avaliação de oito aspectos considerados referência pela Organização Mundial da Saúde (OMS): qualidade de espaços urbanos e serviços públicos; transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; apoio comunitário e serviços de saúde destinados à terceira idade.

Essa qualificação é feita a partir de notas dadas por gestores (secretários municipais) e idosos em resposta à estrutura oferecida por municípios para a população da terceira idade. Para tanto, cada grupo responde questionários que abordam desde a situação de calçadas até a valorização do idoso no emprego.

“O diagnóstico traça o perfil do município e permite o trabalho sobre ele na condução de políticas públicas que atendam melhor o idoso. Existem vários desafios e um deles é mostrar que mesmo com características específicas, os idosos podem atuar e evoluir no trabalho como qualquer outra pessoa”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto.

Conforme explicou a especialista em desenvolvimento social da Drads, Claudia Braz Marzagão, o evento é uma das etapas de qualificação do Selo Amigo do Idoso, conquistado pelo município por conta de investimentos voltados à terceira idade.

“Nos últimos anos a cidade implantou o Centro de Convivência do Idoso, criou o Fundo e o Conselho Municipal e em breve vai inaugurar o Centro Dia do Idoso. Vamos qualificar essas melhorias e precisamos ouvir a população idosa”, afirmou.

 Para a presidente do Conselho Municipal, Ana Poli, o “objetivo é alcançar a excelência nos serviços. É ver as ações existentes e criar novas com a adequação de recursos”, disse.

Selo Amigo do Idoso

O Selo Amigo do Idoso foi criado pelo governo estadual com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso.

O Selo certifica os municípios paulistas, órgãos da administração direta e indireta, entidades públicas e privadas, de acordo com boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas.

Para conquistar o Selo, é necessário cumprir metas (ações obrigatórias) como implantar o Conselho Municipal do Idoso, atualizar o cadastro de idosos no CadÚnico, realizar diagnósticos, etc.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo