Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Saúde de Arujá é referência E-SUS AB

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Saúde de Arujá é referência no uso do sistema E-SUS AB no Estado São Paulo

 

Arujá é referência no Estado de São Paulo no uso do E-SUS AB, sistema digital desenvolvido pelo Ministério da Saúde para reestruturar as informações da atenção básica em nível nacional e ampliar a qualidade no atendimento à população.

A informação é do apoiador institucional da Secretaria de Atendimento à Saúde do Ministério da Saúde no Estado, Erico Vasconcelos, que esteve em Arujá na terça-feira (26/01) para avaliar como a plataforma é utilizada nas unidades da rede municipal.

“Arujá é uma das primeiras cidades do Estado a instalar o E-SUS AB por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), modelo que temos incentivado por entender que é a melhor forma de fazer atenção básica a partir de processos de trabalho sem uso de papel. É um agregador de valor ao município, que já está enviando mais de 40 mil fichas por mês para a base nacional”, afirma.

Conforme dados apresentados por Vasconcelos, nenhuma cidade do Alto Tietê transmite tantas informações pelo E-SUS AB como Arujá. No Estado, apenas Arujá, Embu das Artes e Bauru trabalham desta maneira. Em dezembro passado, por exemplo, o município efetuou 41.217 registros.

“Temos de dar mérito ao município. Visitei unidades de saúde e você percebe que não tem fila, lista de espera, que os pacientes chegam e são atendidos no horário, não há acúmulo de pessoas na recepção. Todo mundo ganha com isso e queremos levar a experiência de Arujá para outras cidades de São Paulo”, disse Vasconcelos.

Ainda de acordo com ele, com o sistema instalado em 100% das unidades e com o envio de dados sendo uma referência, Arujá assume uma postura pioneira.

“A cidade realmente está na vanguarda. Reconhece a importância da informatização visando o gasto de forma mais eficaz. A economia de papel que esse trabalho proporciona vai de encontro ao pensamento moderno, sustentável e que dialoga com a ideia de um futuro melhor”, conclui.

Transmissão de dados

A alimentação de dados pelo E-SUS AB consiste no registro de todos os atendimentos médicos, dispensação de medicamentos, solicitações e realizações de exames e demais procedimentos realizados na rede básica de saúde arujaense. Em Arujá, 72.958 pessoas já estão cadastradas no prontuário eletrônico.

“O sistema torna o atendimento mais rápido e permite que as informações do paciente sejam acessadas pelo médico em qualquer unidade da cidade que ele vá. Além disso, esses dados compõem um sistema nacional. Estar entre as principais cidades de São Paulo no uso desta ferramenta é significativo para toda nossa equipe”, diz a secretária municipal de Saúde, Clarinda Carneiro.

Atualmente, o sistema digital está implantado nas seis Unidades Básicas de Saúde municipais e no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Para funcionar adequadamente, a Saúde treinou 33 médicos, 42 profissionais de enfermagem, 37 pessoas dos departamentos administrativos e de recepção e os 56 agentes comunitários de saúde.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo