Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

UBSs terão prontuário eletrônico

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

UBSs terão prontuário eletrônico de atendimento odontológico

 

A Secretaria de Saúde de Arujá está implantando o prontuário eletrônico de atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Iniciado em outubro, o procedimento já foi instalado no Nova Arujá e no Centro de Saúde (CS) II, no Centro da cidade.

Possível em virtude da implementação do sistema digital E-SUS em 100% das UBSs municipais, a novidade tem como principais benefícios a agilidade no atendimento; eliminação de papeis; qualidade no atendimento dos profissionais médicos e de enfermagem, a partir do compartilhamento em tempo real dos dados entre as unidades ou seus setores e departamentos; facilidade na emissão de receituários, guias de exame e encaminhamento automático; e a economia de recursos, uma vez que o sistema é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde; entre outros.

 “A grande vantagem é que com a ficha do papel, o prontuário do cidadão fica restrito a uma determinada unidade, enquanto que no E-SUS estes dados podem ser observados por profissionais em qualquer atendimento prestado na cidade. É um banco de dados em tempo real”, afirma a secretária municipal de Saúde, Clarinda Carneiro.

A instalação do prontuário odontológico digital é resultado de um trabalho iniciado em abril de 2014, com o advindo do E-SUS no município. Hoje, o sistema digital está disponível nas seis UBSs municipais e no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

“Para o funcionamento do sistema, nós treinamos 33 médicos, 42 profissionais de enfermagem, 37 pessoas dos departamentos administrativo e de recepção e os 56 agentes comunitários de saúde. Além, é claro, da instalação de equipamentos de informática”.

         Com o E-SUS 100% instalado na cidade, 72.958 pessoas já estão cadastradas no prontuário eletrônico geral.

Ao todo, R$ 200 mil foram investidos para o funcionamento do sistema.

Por mês, aproximadamente mil pessoas são atendidas pelo Programa de Saúde Bucal.

Portaria

Com a implantação, Arujá atende ao previsto na Portaria 1.113 de 31 de julho de 2015, do Ministério da Saúde, que determina janeiro de 2016 como prazo limite para o funcionamento do E-SUS em todo o País. O descumprimento implica na perda de repasses federais para a Saúde Municipal.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo