Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Meio Ambiente discute retomada

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Meio Ambiente discute retomada da coleta seletiva em Arujá


A previsão é de a coleta de materiais recicláveis seja retomada no próximo mês em caráter de adaptação às novas exigências do conselho do MP e da ABES


A coleta seletiva deverá ser retomada de maneira gradual em Arujá a partir de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um protocolo de ações está sendo desenvolvido, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores que têm contato com os materiais descartados. O assunto esteve em pauta na quarta-feira (22/07), na sede da Pasta.


Representantes da Associação dos Catadores de Arujá (Cora), da Electra (empresa responsável pela coleta de lixo na cidade) e da Meiwa Embalagens (parceira no processo de reciclagem de EPS) foram recebidos pela secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes, que apresentou as exigências previstas pelo Ministério Público (MP) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) no que diz respeito à coleta de recicláveis.


No encontro, foram expostas as condições para o retorno dos trabalhos e as adequações que serão realizadas, tanto no estágio de coleta dos recicláveis, quanto no manuseio realizado na sede da cooperativa. A equipe técnica da Pasta apresentou as providências que já estão sendo tomadas visando atender às exigências do MP e da ABES.


“A prioridade é a segurança dos trabalhadores envolvidos em todo o processo, inclusive, a Secretaria de Saúde fará o teste rápido em todos os cooperados. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente entende a importância da coleta seletiva, mas o serviço só será retomado quando todas as adequações forem realizadas e implantadas de maneira efetiva”, explicou a secretária de Meio Ambiente.


Entre as mudanças nos procedimentos, estão a adoção do uso de novos equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte dos cooperados da Cora, a obediência de um protocolo de entrada na sede da cooperativa e um novo ciclo de tratamento do material recolhido. Todas as medidas visam diminuir o risco de infecção pelo novo coronavírus.


Melhorias

Entre as novidades na retomada da coleta estão a disponibilização de um novo caminhão para a recolha dos materiais, com mais espaço de condicionamento e melhor adequado para o serviço. Além disso, um novo itinerário também está em estágio de elaboração, visando atender mais pontos da cidade.

 

Sobre a retomada dessa atividade, a secretária afirma que os trabalhos voltarão gradualmente, para que as adequações sejam implantadas efetivamente e o serviço seja realizado de maneira ainda mais eficaz do que antes da pandemia. “Vamos retomar com segurança e visando atender a população da melhor maneira possível”, finaliza Ionara.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo