Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Arujá é a 97ª cidade inteligente

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Arujá é a 97ª cidade inteligente do Brasil em Urbanismo, aponta ranking da Urban Systems

 

         Arujá é 97ª cidade mais inteligente do Brasil em “Urbanismo”. É o que aponta o Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems com o objetivo de  mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no País por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. O estudo completo está disponível para consulta, na internet.

       O resultado vai de encontro à estratégia adotada pela administração municipal de tornar Arujá uma cidade mais moderna e mais tecnológica. Provas disso são ações como a implantação de um sistema de georreferenciamento e geoprocessamento de dados, as tratativas para obtenção do certificado internacional ISO 9001, as inovações nos sistemas de emissão de nota fiscal e abertura de empresas, entre outras.

        Assim como explica o secretário municipal de Planejamento, Juvenal Penteado, que esteve recentemente na China, em comitiva do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, justamente para conhecer a evolução tecnológica daquele País, o conceito de cidade inteligente é uma tendência e, adotado pelo poder público, tem a capacidade de tornar mais prática a vida das pessoas, bem como as administrações mais transparentes e ágeis.

        “Sermos reconhecidos neste estudo da Urban Systems nos permite a leitura de que estamos no caminho certo e cumprindo as diretrizes que nos foram dadas pelo prefeito José Luiz Monteiro. O Brasil tem 5.570 municípios e Arujá está entre os 100 melhores de um eixo temático extremamente sensível, que é o urbanismo”, afirma.

      “Curitiba, capital do Paraná, é a 1ª colocada do ranking neste eixo temático e, não por acaso, trata-se de uma referência para a maioria dos municípios brasileiros. Tornar-se uma cidade inteligente é um desafio, um processo de curto, médio e longo prazo que a nossa administração assumiu e que, certamente, fará muita diferença no dia a dia de nossa população nos próximos anos”, conclui.

        O ranking, no total, é composto por 11 eixos, que incluem ainda Segurança, Mobilidade e Acessibilidade e Energia, entre outros. Para sua elaboração, foram mapeadas as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis; realizadas coletas de dados e validação de pesquisas, acadêmicas ou não, sobre os assuntos.

        No eixo Urbanismo, os indicadores considerados são Lei de Uso e Ocupação do Solo; Lei de Operação Urbana; Plano Diretor Estratégico; Alvará Provisório (consulta); Despesas com Urbanismo; Porcentagem da população em baixa e média densidade; Porcentual de atendimento urbano de água e esgoto; Automóveis/Habitantes; Automóveis/Ônibus, além de outros modais de transporte de massa.

 

Imagens: Ronaldo Pereira

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo