Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Saúde instala banners para conscientizar

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Saúde instala banners para conscientizar sobre faltas a consultas e exames nas UBSs


         A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está instalando banners para conscientizar pacientes sobre as faltas registradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No primeiro semestre, 2.678 consultas e exames agendados deixaram de ser realizados em Arujá em razão da ausência dos usuários.

       Em média, há uma falta para cada quatro atendimentos previstos, o que afeta na fila de espera, prejudica outros pacientes que necessitam destes procedimentos e provoca um atraso nas agendas. Isso porque muitas pessoas não desmarcam as consultas quando não podem comparecer e, consecutivamente, quem aguarda por uma vaga não consegue datas mais próximas para ser atendido.

         Dados da Secretaria de Saúde mostram que até junho ocorreram 801 faltas na UBS Parque Rodrigo Barreto, 367 no Mirante, 150 no Jardim Real, 269 no Nova Arujá, 591 na Vila Pilar, 284 no Jardim Fazenda Rincão e 216 no Jardim Emília.

        “O objetivo dessa divulgação é conscientizar o usuário para que não falte,  garanta o seu atendimento e também entenda que a sua ausência prejudica outra pessoa”, afirma a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino.

         Atendimento externo

        Agendamentos em unidades de Saúde localizadas fora de Arujá também tiveram impacto no primeiro quadrimestre do ano. Conforme os dados apresentados em audiência pública na Câmara de vereadores, das 2.034 consultas marcadas via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), houve 24% de falta (490). O número é ainda maior no caso dos exames, em que 1.402 pacientes não compareceram, o equivalente a 34% das 4.123 agendas.

         Na Santa Casa de Santa Isabel, onde ocorrem exames de oftalmologia, foram 96 faltas (27%). Já no Centro Médico Hilarion, 2,4 mil pessoas (21,5%) não compareceram a exames de ultrassonografia, radiografia, mamografia e densitrometria óssea.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo