Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura possui coletores descarte

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura possui coletores para descarte de pilhas, óleo, lata de aerosol e isopor

 

         Pilhas e baterias, frascos de aerosol, óleo usado e isopores podem ser descartados em coletores instalados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Paço Municipal. Levando os objetos a estes locais, o cidadão tem a certeza de que terão a destinação correta, evitando prejuízos ambientais.

         No caso das latas de aerosol, a orientação é que remova-se antes as partes plásticas como tampas e válvulas e as descartem no lixo reciclável. Por conterem Compostos Químicos Orgânicos Voláteis (VOC), capazes contaminar o meio ambiente, os recipientes de aerosol não podem sequer ir para os resíduos recicláveis de metal. Além disso, as latas não devem ser amassadas ou furadas devido ao risco de explosão.

         Extremamente perigosas, as pilhas e baterias tampouco devem ser colocadas para a coleta comum ou seletiva de lixo por possuírem metais pesados como chumbo e  mercúrio, prejudiciais à saúde humana.

         O óleo de cozinha, facilmente jogado pelos ralos e pias, é outro grande contaminante - de água e redes de esgoto. O correto é colocá-lo em garrafas PET e levá-lo ao posto de coleta.

         “Estes coletores representam uma responsabilidade que temos, de oferecer um local, no centro da cidade, para o cidadão descartar esses objetos que, em contato com o meio ambiente, são extremamente perigosos”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes.

         Isopor

         O poliestireno expandido (EPS - isopor) é outro material que pode ser descartado nos coletores instalados na Prefeitura. A cidade possui, na Cooperativa de Reciclagem de Arujá (CORA), uma máquina que opera por meio do aquecimento e pressão responsáveis por reduzir o volume do produto, retirando dele o ar, que consiste em 97% de sua composição. A massa derivada desse processo é comercializada com uma empresa e dá origem a materiais como sola de sapato, régua escolar, cabide e rodapés de construção civil.

         Madeira

         Na Avenida Londres, 240, no Centro Industrial, ainda é possível o cidadão destinar madeira velha. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

         Serviço

         A Prefeitura fica na Rua José Basílio de Alvarenga, 90, na Vila Flora Regina, e abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo