Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Conceitos sobre religião Por: Diversos Autores (Edição 28 - Abril 2011)

Fonte:
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Conceitos sobre religião
 
Mahatma Gandhi
As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?
 
Albert Einstein
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
 
Louis Nizer
A verdadeira religião é a vida que levamos e não o credo que professamos.
 
Barack Obama
A verdadeira religiosidade não pode ser transformada em prisioneira de uma instituição ou ritual, nem pode distanciar-se por um minuto da ciência ou da filosofia. Ela deve, isto sim, avançar interdisciplinarmente unida ao livre pensamento.
 
Prof. Agostinho da Silva
Nenhuma das grandes religiões se estabeleceu jamais por meio da intelectualidade. A ela os intelectuais acodem sempre mais tarde, não em busca de mais intelectualidade, mas, na esperança de encontrar aquele caminho de vida e aquela ressurreição que os seus sistemas, puramente filosóficos, não lhes podem dar.
 
João Miguel, O Pássaro do Sul
Eu acredito, mas, para acreditar vou tentando responder ou obter resposta a todas as questões que me surgem. Não suporto dogmas. E acredito como Ghandi, que cada um acreditaria mais profundamente, descobrindo a sua própria espiritualidade. E, assim sendo, cada cabeça teria sua própria maneira de viver a espiritualidade. E acredito profundamente no que afirmou Einstein, quando diz que a religião do futuro será cósmica. Se mergulharmos dentro de nós respondendo às nossas duvidas e questões, resolvendo os nossos dilemas, chegaremos ao centro do universo, onde o bem e o mal absolutos não podem ser discutidos e não haverá dogmas, dúvidas, imposições e religiosidade pelo medo.
Quando se chegar a um profundo conhecimento, se aceitará a vida e a morte por igual. Porque a ignorância e até os tabus impostos por algumas doutrinas, são os inimigos duma vivência ética e moral completa. Fazer com medo dum castigo não é o mesmo que fazer por estar verdadeiramente enraizado em nós, por estarmos de consciência lavada pelo bem em que acreditamos descoberto em nós.
Acredito em Deus! Á minha maneira!
 
Bertrand Russell
Muitos ortodoxos falam, como se fosse obrigação dos céticos, contraprovar dogmas consagrados e não dos dogmáticos comprová-los. Isso é um equívoco, claro. Se eu sugerisse que entre a Terra e Marte há um bule de chá chinês rodando em torno do Sol numa órbita elíptica, ninguém seria capaz de contraprovar minha afirmação, desde que eu tenha tido o cuidado de acrescentar que o bule é pequeno demais para ser revelado até pelos nossos telescópios mais potentes. Mas, se eu prosseguisse dizendo que, como minha afirmação não pode ser contraprovada, é uma presunção intolerável, por parte da razão humana, duvidar dela, imediatamente achariam que eu estava falando maluquices. Se, porém, a existência do bule tivesse sido declarada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todos os domingos e instilada na cabeça das crianças na escola, a hesitação em acreditar em sua existência se tornaria um traço de excentricidade e garantiria ao questionador o atendimento por psiquiatras numa era esclarecida ou por um inquisidor em eras anteriores. 

Comentários

Voltar ao Topo