Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Coisas de Comer Por: Hamilton Fogo (Edição 28 - Abril 2011)

Fonte:
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Coisas de Comer

O chocolate mais famoso do mundo

 
O começo da história
Tudo começou no mês de março de 1845 quando, David Sprüngli-Schwarz e seu filho Rudolf Sprüngli-Ammann, abriram a Sprüngli & Son, uma pequena confeitaria na parte antiga da cidade suíça de Zurique.
 
O desenvolvimento
Eles começaram, então, a aperfeiçoar uma nova receita italiana de chocolate em forma sólida. O sucesso foi tanto que, dois anos mais tarde, a empresa se mudou para a localidade de Horgen à beira do belo lago Zurich, onde abriu uma pequena fábrica com um quadro de apenas 10 empregados. Em 1870 a produção de chocolate foi mudada para uma instalação maior em Werdmühle. Com a aposentadoria de Rudolf Sprüngli-Ammann em 1892, seu negócio foi dividido entre os dois filhos. O mais novo, David Robert, recebeu duas confeitarias, conhecidas até hoje com o nome de Confiserie Sprüngli. O irmão mais velho, Johann Rudolf herdou a fábrica de seu pai e ampliou-a, equipando-a com os equipamentos mais modernos da época. Uma nova fábrica foi construída em 1899.
 
A composição
Os chocolates LINDT são feitos com os mais puros grãos de cacau, combinados com os mais finos ingredientes como: frutas, castanhas nobres, bebidas e licores, além de cremes elaborados artesanalmente. O resultado final: barras de chocolates com texturas e sabores únicos, apreciadas por chocólatras no mundo inteiro. Para que tem paixão por chocolate, encante-se com essa indescritível suavidade que derrete na boca, em uma atmosfera de sedução que se acentua a cada pedacinho degustado.
 
O mestre
Foi o mestre confeiteiro Robert Lindt que, com enorme dedicação, conseguiu transformar o gosto arenoso e ligeiramente azedo do delicado e cremoso chocolate que tanto apreciamos. O pioneirismo de Lindt contribuiu para que os chocolates de origem suíça se transformassem nos mais famosos do mundo. Segundo a lenda, ele era um sujeito distraído que, certa vez, saiu para caçar e esqueceu as máquinas de sua fábrica de chocolate ligadas por três dias e três noites. A manteiga de cacau e a massa de chocolate ficaram girando em um misturador todo esse tempo. Quando voltou, seu erro tinha produzido um chocolate de textura lisa, aveludada, que, depois de resfriado e colocado em fôrmas, derretia milagrosamente na boca. Fruto do acaso ou não, o fato é que, em 1879, ele elevou o chocolate a um plano superior ao desenvolver um método para quebrar e misturar os componentes do chocolate já derretido. Desse modo, aprimorou o sabor e a textura da especialidade.
 
Preciosidades
Os chocolates “Lindt” se tornaram famosos não somente por sua qualidade suprema, mas, também, por produtos que além dessa qualidade se transformaram em enorme sucesso entre os consumidores, como o famoso “Lindor”, pequeno bombom trufado, de consistência perfeita, com inigualável recheio cremoso que dissolve na boca. Introduzido em 1949 na Suíça em tabletes e somente em 1967 na forma de bolinhas redondas como edição especial de natal, “Lindor” evoluiu com o tempo para se tornar a linha de produto mais popular da marca, reconhecida por sua tradicional embalagem vermelha. No decorrer desses anos vários tipos foram introduzidos: chocolate meio amargo (1984), chocolate branco (1985) e chocolate com recheio de avelã (1994).

 
HAMILTON CARLOS FOGO (Arujá / SP)
Empresário - Casa Bonaparte

Comentários

Voltar ao Topo