Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Incentivo ao empreeendedorismo

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

O vice-prefeito e secretário de Educação de Arujá, Márcio Oliveira, esteve nesta terça-feira (21/11) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) onde, acompanhado do presidente da instituição, Paulo Skaf, e do secretário de Desenvolvimento Econômico arujaense, Júlio do Kaikan, assinou um convênio para ofertar nas escolas municipais um novo programa de incentivo à cultura empreendedora, o Jovens Empreendedores – Primeiros Passos.

Com isso, a rede municipal de ensino passa a aproveitar os espaços públicos de aprendizagem como ambientes de estímulo ao protagonismo infantil e juvenil, enriquecendo o conhecimento pessoal do empreendedor da próxima geração e estimulando o pioneirismo.

“Ao oferecemos esta ação nas escolas municipais, oportunizaremos aos alunos o acesso a uma metodologia que vai ensiná-los a se organizar para a conquista de sua autonomia financeira, para que construam e conquistem os seus projetos de vida”, afirmou Márcio.

Ainda de acordo com ele, “consequentemente, os alunos terão um espírito empreendedor aguçado à construção econômica de Arujá. Sem dúvida, uma grande oportunidade às nossas crianças para uma atuação mais reflexiva, planejada, inovadora e empreendedora frente à sociedade”, afirmou.

O Programa

O Programa Nacional de Educação Empreendedora tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio de conteúdos inovadores nos currículos.

O projeto trabalha soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais: desenvolvimento de competências e possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Com a adoção do programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos nas escolas de Arujá, os educadores e estudantes de cada ano de estudo vão participar de oficinas teóricas e práticas com temas diferenciados, com a finalidade de desenvolver habilidades e capacidades de entendimento profissional.

Os educadores da rede municipal de ensino serão capacitados pelo Sebrae.

Ensino fundamental

Direcionado a alunos do ensino fundamental, o curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores; estimula os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e Aprender a ser via essencial que integra as três precedentes.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo