Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Sábado será o ‘Dia D’ de vacinação

Fonte:Prefeitura de Arujá
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

         As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Parque Rodrigo Barreto, Mirante, Jardim Real, Nova Arujá, Jardim Fazenda Rincão, Jardim Emília e Centro de Saúde (CS) II ficarão abertas no próximo sábado, das 8 às 17 horas, para o Dia D da vacinação contra a febre amarela. Nos moradores da área rural, a dose será aplicada em casa, por meio de um posto volante.

         Para ser imunizado, o arujaense deve dirigir-se a uma das unidades e apresentar a carteira de vacinação. Os postos de saúde também vacinam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

         A aplicação será em dose única, a partir de nove meses de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde. Pessoas que foram vacinadas em qualquer fase da vida já estão imunizadas e não precisam de nova dose.

         Apesar da ação cautelar, Arujá não tem casos ou notificações suspeitas da doença.

         Contraindicações

         A vacina da febre amarela é contraindicada para gestantes, pessoas com imunodeficiência ou alérgicas às substâncias da composição. Nas gestantes, não é recomendada em virtude da chance de infecção da criança.

A aplicação também não será feita em pessoas infectadas por HIV/Aids; com neoplasias em geral, incluindo leucemias e linfomas; que usem medicações ou tratem imunossupressores (corticóides, metotrexate, quimioterapia e radioterapia); com disfunção do timo (retirada cirúrgica ou doenças como miastenia gravis, síndrome de DiGeorge ou timoma).

         A vacina é preparada com ovos embrionados de galinha, o antibiótico eritromicina e gelatina. Portanto, não pode ser aplicada em pessoas alérgicas a estas substâncias. O mesmo vale para quem teve reação alérgica à dose prévia da imunização.

         A doença

         Doença infecciosa aguda causada por picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela, a doença não é contagiosa e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa e nem de macaco para seres humanos.

         Nos seres humanos a febre amarela causa ou pode causar infecção aguda, urina escura, dor abdominal com vômito, olhos avermelhados e pele amarelada, sangramento, insuficiência hepática e renal, com risco de levar à morte em aproximadamente uma semana em cerca de 50% dos casos mais graves.

         O macaco é vítima da doença. Caso algum seja encontrado morto na cidade, a orientação é que a população ligue no telefone 153, da Guarda Municipal, que comunicará imediatamente a Vigilância em Saúde para as devidas providências.?

Autor

Tudoem

Prefeitura de Arujá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arujá

pma.imprensa@aruja.sp.gov.br

admtudo*

Comentários

Voltar ao Topo